
Arquitetura Zen 2 da AMD teria IPCs 29% superiores à 1ª geração
A AMD teria divulgado os dados sobre as melhorias trazidas pela arquitetura de processadores Zen 2, e isso incluiria as novidades em relação às instruções por clock (da sigla tem inglês IPC) da nova geração. Essa é a medida do número médio de instruções que um núcleo de processador pode executar a cada ciclo de clock.
Site oficial: processadores AMD Ryzen
Segundo o site Expreview, a nova arquitetura de processadores da AMD teria IPC 29% superior em relação à primeira geração de CPUs Ryzen. A informação teria sido divulgada durante o encontro com investidores Next Horizon.
A arquitetura Zen 2 vai trazer os primeiros processadores da AMD produzidos com a nova litografia de 7nm, o que por si só já é o suficiente para garantir ganhos de desempenho e eficiência.
Ganhos dessa magnitude não são algo inédito para a fabricante, com a empresa trazendo uma melhoria de 52% em IPCs com a chegada da geração Ryzen no ano passado.
Já a geração Zen+ (Ryzen de 2ª geração) foi um passo intermediário que trouxe apenas 3% a 5% de ganhos em instruções por clock. Isso se deu por melhorias no cache presente no die e nos algoritmos do Precision Boost.
De acordo com o site TechPowerUp, o primeiro lançamento comercial da arquitetura Zen 2 será a linha de processadores empresariais AMD Epyc "Rome" de 2ª geração com até 64 núcleos e 128 threads.
Via: TechPowerUp, Guru3D, ExpreviewCom o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?