Arquitetura Zen 2 da AMD teria IPCs 29% superiores à 1ª geração

A AMD teria divulgado os dados sobre as melhorias trazidas pela arquitetura de processadores Zen 2, e isso incluiria as novidades em relação às instruções por clock (da sigla tem inglês IPC) da nova geração. Essa é a medida do número médio de instruções que um núcleo de processador pode executar a cada ciclo de clock.

Site oficial: processadores AMD Ryzen

Segundo o site Expreview, a nova arquitetura de processadores da AMD teria IPC 29% superior em relação à primeira geração de CPUs Ryzen. A informação teria sido divulgada durante o encontro com investidores Next Horizon.

 

A arquitetura Zen 2 vai trazer os primeiros processadores da AMD produzidos com a nova litografia de 7nm, o que por si só já é o suficiente para garantir ganhos de desempenho e eficiência. 

Ganhos dessa magnitude não são algo inédito para a fabricante, com a empresa trazendo uma melhoria de 52% em IPCs com a chegada da geração Ryzen no ano passado.

Já a geração Zen+ (Ryzen de 2ª geração) foi um passo intermediário que trouxe apenas 3% a 5% de ganhos em instruções por clock. Isso se deu por melhorias no cache presente no die e nos algoritmos do Precision Boost.

De acordo com o site TechPowerUp, o primeiro lançamento comercial da arquitetura Zen 2 será a linha de processadores empresariais AMD Epyc "Rome" de 2ª geração com até 64 núcleos e 128 threads.

Via: TechPowerUp, Guru3D, Expreview
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.