IBM lança processador mais rápido do mundo

Com muito empenho e grandes quantidades de nitrogênio líquido, overclockers e entusiastas conseguem levar seus processadores a velocidades muito superiores às de fÁbrica. É possível, por exemplo, fazer um Celeron rodar a 8GHz ou um Core i7 chegar aos 6GHz.

O que pode atingir, então, um processador que vem de fÁbrica com 5.2GHz? Esse é o novo produto da IBM, que chega ao mercado no próximo dia 10.


O chamado z196 é um chip de quatro núcleos fabricado com tecnologia de 45 nanômetros, que contém 1,4 bilhões de transistores posicionados em uma superfície de 512mm e é capaz de executar mais de 50 bilhões de instruções por segundo. Resultado de um investimento de mais de US$1,5 bilhões, o novo processador é destinado a mainframes, especialmente para mÁquinas que trabalham com grandes fluxos de informação e processamento.

Assuntos
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.