AMD demonstra Fusion Zacate e Ontario na IFA Berlin 2010

A AMD apresentou a um seleto grupo de participantes durante a IFA Berlin 2010, uma das exposições de tecnologia mais importantes e a mais tradicional da Europa, as versões Zacate e Ontario da APU Fusion.

John Taylor, diretor de marketing da AMD para o Fusion, demonstrou alguns detalhes dos dois primeiros produtos derivados do projeto Fusion, demonstrando inclusive as APUs em ação. Infelizmente a companhia não permitiu a entrada de mÁquinas fotogrÁficas para o registro.


(Da esq. para dir.: Zacate/Ontario, RV810 (HD 5450) e Phenom Quad II Mobile)

O Zacate é composto de uma CPU dual core Bobcat, unidade de processamento grÁfico, além da controladora de memória e módulos de E/S para comunicação com o resto do sistema. O TDP é de 18W e na demonstração havia um dissipador de calor de aproximadamente 4x4x2cm, com uma ventoinha. O interessante é que mesmo exposto por vÁrios minutos a aplicações em 3D e a vídeos full HD, o sistema não esquentou praticamente nada. Segundo estimativas, a temperatura não teria passado dos 30 ° C (embora convenhamos que seja muito difícil de si mensurar algo do tipo).

- Continua após a publicidade -

No teste de aceleração de GPU com o IE9, o Zacate se portou muito bem, com as imagens sendo processadas de forma dinâmica e fluida, devendo, portanto estar na casa dos 60 FPS. JÁ com o game City of Heroes, aparentemente a configuração de vídeo estava no mínimo ou bem próximo a isso. Vale ressaltar, porém, que estamos falando de um processador voltado para dispositivos ultra portÁteis, como netbooks, tendo como concorrente o Intel Atom.

Em termos de tamanho, o Zacate serÁ um menor do que a GPU Cedar (RV810), e cerca de 1/3 do tamanho de um Phenom II Quad Mobile. Vale ressaltar que o seu irmão menor, o Ontario, tem um TDP de apenas 9W, embora ambos tenham CPU de dois núcleos. A diferença bÁsica entre eles estarÁ na faixa de freqüência de operação, com o Zacate obviamente trabalhando com clocks maiores que o Ontario.

Os primeiros netbooks, tablets e demais produtos baseados no Zacate e Ontario deverão estar disponíveis nas lojas apenas no início do próximo ano.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.