Testes mostram que Red Dead Redemption 2 tem HDR falso

Red Dead Redemption 2 chegou fazendo bastante sucesso com público e crítica, mas testes do Digital Foundry encontraram um problema no jogo: o HDR oferecido pela Rockstar não é genuíno. Segundo o pessoal do Eurogamer, a desenvolvedora utilizou uma técnica de upscaling para aproximar imagens em SDR (Standard Dynamic Range) ao padrão High Dynamic Range no PS4 e Xbox One. 

Os testes mediram o brilho do game e os especialistas chegaram a conclusão de que as imagens alcançam um pico de 500 nits com a calibragem máxima do HDR. Ainda assim, o jogo está longe do padrão de High Dynamic Range, que são 1000 nits.

A escala acima mostra o processo utilizado pelo Digital Foundry para descobrir a artimanha. Quando a luminescência da imagem foi aumentada durante os testes, os principais pontos apareciam em cinza e laranja, que ficam na parte SDR da escala. As screenshots analisadas também não trazem partes em vermelho ou rosa, que marcam a presença de High Dynamic Range.

Programa de licenciamento promete facilitar implementação do HDR10+

De acordo com o Eurogamer, a Platinum Games já utilizou um processo similar para entregar HDR em Nier Automata quando fez o port do jogo para o Xbox One. A técnica faz a TV ou monitor reconhecer que o conteúdo rodado possui suporte para HDR, mas contém imagens SDR.

- Continua após a publicidade -

O Eurogamer aponta que isso faz o HDR se tornar inútil em Red Dead Redemption 2, pois a tecnologia não traz melhorias significativas para a parte gráfica do game. Na internet, também é possível encontrar relatos de jogadores do PS4 Pro e Xbox One X reclamando que o modo HDR está piorando as imagens do jogo,

A Rockstar Games ainda não comentou oficialmente sobre o assunto. Red Dead Redemption 2 já está disponível para PS4 e Xbox One. 

Fonte: Eurogamer
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.