Alemanha lançará plano nacional anti-botnet

A Alemanha lançara em breve um serviço para ajudar consumidores a removerem softwares maliciosos de seus computadores, numa tentativa de reduzir a grande quantidade de spams enviados pelas botnets. A "Iniciativa Alemã Anti-Botnet" tem orçamento de dois milhões de euros, e foi fundada pelo ministro do interior alemão. ReceberÁ suporte técnico do Escritório Federal para Segurança da Informação, e conta com ajuda da Associação Alemã da Indústria de Internet.

A iniciativa começa no dia 15 de setembro, durante o 8o Conferência Anual Anti-spam Alemã, em Wiesbaden. "O objetivo principal é tirar a Alemanha da lista dos 10 maiores países de onde se originam as atividades das botnets", especifica o documento publicado no site da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento.

Quer entender como funciona uma botnet? Veja o especial produzido pelo Adrenaline sobre as redes de computadores-zumbi.

As redes botnets tem sido combatidas através de sistemas automatizados, que avisam o usuÁrio de que seu computador estÁ infectado, e bloqueiam seu acesso a internet, travando a ação do malware. O problema no procedimento é o alto grau de reclamação dos consumidores, por terem seu serviço cortado.

O plano da iniciativa alemã, serÁ desenvolvido um sistema que irÁ identificar os computadores infectados e os alertar através de e-mail, telefone, carta e mensagens de texto. O usuÁrio também serÁ direcionado para um website com todas as instruções de como eliminar a infecção. Caso não consiga, receberÁ um ticket para que faça uma ligação gratuita, para pedir suporte técnico e realizar o procedimento. "Isto irÁ puxar o tapete sob os pés das ações das botnets na Alemanha", prevê Katrin Maller, porta-voz da Associação Alemã da Indústria de Internet.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.