
Highpoint lança placa NVMe bootável SSD7102 com até 4 SSDs M.2 em RAID
A HighPoint lançou a nova placa de expansão SSD7102: uma unidade de armazenamento bootável que chega com a capacidade de abrigar até 4 SSDs M.2 NVMe rodando em RAID.
O dispositivo utiliza conector PCIe x16, permitindo que cada um dos SSDs conectados possa utilizar a interface PCIe x4. Para lidar com as limitações dos processadores de reconhecer uma placa do tipo, a HighPoint utilizou o chip de ponte PCIe PLX8747.
Através do uso de firmware customizado, a fabricante conseguiu fazer com que os 4 drives M.2 em RAID possam ser utilizados como uma unidade bootável pelo sistema operacional.
O que é NVM Express (NVMe), o padrão criado especialmente para SSDs
Um dos métodos de virtualização de armazenamento disponíveis é RAID0, onde todos os SSDs trabalham em conjunto para proporcionar o melhor desempenho.
Caso o usuário deseje, também é possível configurar o SSD7102 para operar em RAID1. Essa é a opção onde as unidades de armazenamento trabalham em pares para espelhar os dados, resultando num backup com maior segurança.
A placa de expansão SSD7102 é compatível com os sistemas operacionais Windows 10, Server 2012 R2, Linux Kernel 3.3 (ou mais recente) e macOS 10.13 (ou mais novo). Seu preço sugerido é de US$ 399 em mercados internacionais.
Via: TechPowerUp