Memórias DDR5 devem chegar no mercado em 2020

Em maio desse ano as empresas Cadence e Micron anunciaram um avanço significativo para o desenvolvimento das memórias DDR5, fazendo o primeiro módulo em DDR5-4400 na litografia de 7nm. Na época, as empresas trabalharam juntas para a fabricação de chips em 8GB de 7nm. A tecnologia ainda não está finalizada, mas segundo a Micron, os preparos para a fabricação devem começar em 2019. 

O modelo DDR5, além de suportar maiores capacidades que o modelo atual, também será capaz de oferecer uma performance maior por um consumo de energia menor. São esperadas velocidades de de 4266 até 6400MHz, uma redução de 1.2V (DDR4) para 1.1 (DDR5) e também a utilização de dois módulos independentes de 32/40bit por canal.

Mesmo que a fabricação comece no ano que vem, é muito mais provável que as DDR5 só cheguem no mercado em 2020. O gráfico abaixo mostra como está sendo prevista a chegada do modelo, chegando primeiro em datacenters

 

Tags
  • Redator: Neri Neto

    Neri Neto

    O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Adrenaline. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.