Arquitetura Zen de processadores AMD funciona com FMA4, apesar de não ter suporte oficial

Ao chegar em sua geração Zen de processadores, que fez sua estreia na forma dos modelos Ryzen, a AMD decidiu abandonar o suporte a instruções FMA4, mantendo suporte oficial apenas para FMA3. Uma descoberta recente de entusiastas, no entanto, confirma que a arquitetura funciona, sim, com FMA4, apesar de não mostrar isso no papel.

A descoberta está sendo divulgada pelo canal Level1Techs, que usou um programa de testes chamado OpenBLAS para verificar que oferecer instruções FMA4 para processadores Zen não causa um erro e o componente consegue ainda realizar a ação baseada nos dados que recebe. O registro não aparece no CPUID e o sistema nem "sabe" que está rodando instruções FMA4.

Segundo o TechPowerUp, o padrão FMA4 é mais eficiente do que o AVX em álgebra linear, tanto em single como em double-precision. O FMA3, no entanto, acabou se tornando mais difundido por causa da adoção da Intel a partir de 2013 na geração Haswell. As informações não oficiais que se especula é de que a AMD desistiu do FMA4 em seus componentes Zen porque, apesar de rodar de maneira mais eficiente, apresenta muitos bugs.

Via: TechPowerUp Fonte: Level1Techs
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.