Inspirada na API Nvidia CUDA, VUDA é uma nova interface de programação para Vulkan

A API CUDA das placas de vídeo GeForce pode ganhar uma concorrente aberta futuramente. Inspirado na tecnologia da Nvidia, um programador conhecido no Github como "jgbit" liberou os códigos da VUDA, uma interface de programação open-source feita para ser utilizada com a Vulkan, desenvolvida pelo consórcio Khronos Group.

Ainda em estágios iniciais de desenvolvimento, a VUDA traz uma biblioteca C++, o que garante compatibilidade com aplicações que usam a popular linguagem de programação compilada e funcionam com Vulkan.

 A VUDA também conta com a licença de uso MIT, criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, para garantir o uso livre do software, incluindo permissão para aplicação, cópia e venda sem a cobrança de taxas.

O desenvolvedor disponibilizou em sua página do Github um exemplo de aplicação bem simples da VUDA, que pode ser vista neste link. Como se trata de uma tecnologia aberta, resta esperar pra ver se mais desenvolvedores adotam a novidade.

Confira tudo sobre a Vulkan no nosso artigo sobre a API.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TechPowerUp
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.