
Fábricas de memórias QLC NAND para SSDs enfrentam problemas de rendimento
As fábricas que estão produzindo as primeiras gerações de memória Quad-Level Cell (QLC) NAND estão enfrentando problemas de rendimento que resultam na escassez de SSDs com a tecnologia no mercado.
De acordo com o site Digitimes, cada wafer de NAND está tendo aproveitamento de menos de 50% – o que significa que nem metade das memórias produzidas está sendo aproveitada para comercialização.
Conforme aponta o site Guru3D, isso acaba fazendo com que os chips Quad-Level Cell fiquem caros demais para compensar sua produção. O que é irônico, já que o único motivo para o uso da tecnologia é justamente reduzir o custo dos SSDs, com a expectativa de alcançar produtos tão baratos quando HDs tradicionais.
Com este problema em vista, espera-se que vá levar muito mais tempo para a tecnologia QLC NAND atingir a penetração de mercado que se previa inicialmente.
Até que isto aconteça, a previsão do Digitimes é de que SSDs com memória triple-level cell (TLC) NAND serão os mais vendidos do mercado.
As empresas que possuem tecnologias e produtos com memórias QLC e estão trabalhando para refinar a tecnologia são: Samsung Electronics, SK Hynix, Toshiba/ Western Digital, Micron Technology e Intel.
Via: Guru3D Fonte: DigitimesQual os planos para hardware esse ano?