Gráficos integrados Gen11 "Ice Lake" da Intel serão compatíveis com 5K e 8K

A Intel fez uma apresentação sobre sua próxima geração de iGPUs, conhecida como "Ice Lake", onde revelou que seus novos gráficos integrados vão suportar DisplayPort 1.4a e DSC, sendo compatíveis com resoluções de até 5K (5120 x 2880p) em 120Hz ou 8K (8192 x 4320p) em 60Hz. A Gen11, como também é chamada, chega 4 anos depois da introdução da Gen9.5 "Skylake".

É importante destacar que a compatibilidade de resolução não significa que o hardware será capaz de rodar jogos assim. A ideia aqui é mais voltada para notebooks high-end e outros dispositivos portáteis poderem ser usados nessa resolução no cotidiano ou para assistir a vídeos, por exemplo. 

Isso é possibilitado pelo DSC, que é uma sigla para display stream compression, uma tecnologia que promete comprimir um stream de imagens 5K a 120Hz de maneira que não perde qualidade visual, reduzindo sua exigência de banda padrão de 42,4 Gbps para apenas 14 Gbps, que o DisplayPort 1.4a disponível na iGPU Gen11 da Intel dará conta tranquilamente de suportar.

- Continua após a publicidade -

Fonte: TechPowerUp
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.