Plataforma Intel Z399 deve ser a sucessora do chipset X299 em placas-mãe

A Intel deverá chamar de Z399 o seu próximo chipset para placas-mãe topo de linha, que chegaria como um sucessor para a plataforma X299 usada em conjunto com CPUs Skaylake-X.

Site oficial: Processadores Intel Core X

A alteração na nomenclatura (da letra "X" para "Z") seria para evitar conflitos com as placas-mãe compatíveis com processadores AMD Threadripper, que usam o chipset AMD X399.

Análise: Intel Core i9-7900X

A informação foi publicada pelo site PC Builder's Club, que diz ter como fonte uma grande fabricante de computadores ligada à Intel.

- Continua após a publicidade -

"O novo chipset alegadamente já está pronto para produção. Ele é para ser o sucessor da divisão Intel HEDT [High-End Destkop]. Porém, ainda não se trata do Cascade Lake-X, mas apenas um refresh do Skylake-X. Essa geração ainda não virá com 28 núcleos, mas sim apenas até 22 núcleos. Esses processadores de 22 núcleos ainda vai se encaixar no socket Intel LGA 2066".
- Florian Maislinger, do PC Builders Club

De acordo com a notícia, os novos processadores e as novas placas-mãe serão lançados em outubro. Ainda não se sabe quais recursos o chipset Z399 e as CPUs Skylake-X Refresh vão trazer.

Essa nova geração estaria chegando como uma resposta para o AMD Threadripper 2990WX de 32 núcleos. Apesar disso, espera-se que o real concorrente do topo de linha da AMD será um Intel Cascade Lake X com 28 núcleos, que chegaria no começo de 2019.

Via: Guru3D Fonte: PC Builders Club
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.