Oculus Quest tem tanto poder quanto consoles da geração passada e vai competir com Switch

 O ex-desenvolvedor da Bethesda John Carmack está trabalhando atualmente na divisão de realidade virtual do Facebook e, durante a Oculus Connect, ele falou sobre o hardware do Oculus Quest, o novo headset VR sem fio da empresa.

Durante o evento, Carmack revelou que o novo dispositivo tem tanto poder quanto o Xbox 360 e o PS3. Além disso, ele também afirmou que o novo produto deve chegar ao mercado competindo com o Nintendo Switch.

De acordo com o desenvolvedor, o principal foco do Oculus Quest é entregar uma experiência de games misturando qualidade e portabilidade, algo similar à filosofia do console híbrido da Nintendo.

"Nós vamos acabar competindo com o Nintendo Switch como aparelho. Não acho que teremos muitas pessoas dizendo: ‘Eu não vou comprar um PS4, vou comprar um Quest no lugar’. Acho que vamos ter pessoas pensando: ‘Eu sou um gamer, tenho minha marca de console principal ou PC em que eu jogo games, então vou escolher o Quest como um dispositivo móvel’. Isto é bem semelhante ao que o Switch é hoje."
- John Carmack

"Nós vamos acabar competindo com o Nintendo Switch como aparelho. Não acho que teremos muitas pessoas dizendo: ‘Eu não vou comprar um PS4, vou comprar um Quest no lugar’. Acho que vamos ter pessoas pensando: ‘Eu sou um gamer, tenho minha marca de console principal ou PC em que eu jogo games, então vou escolher o Quest como um dispositivo móvel’. Isto é bem semelhante ao que o Switch é hoje."
- John Carmack

Em relação aos gráficos, Carmack também deixou claro que os jogadores não devem esperar algo com tanta qualidade quanto jogos AAA da geração passada. “Não é possível pegar um jogo que foi feito em um alto nível de qualidade - como um título AAA - para aquela geração e esperar que fique igual em VR. São muitos pixels a mais para serem renderizados", explicou.

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Segundo Carmack, o processamento em realidade virtual é diferente, o que acaba afetando os gráficos do game. Os jogos feitos para a geração passada eram pensados para rodar em 720p com 30 frames por segundo.

No Oculus Quest, por outro lado, os jogos são feitos em 1280x1280px a 72fps com 4XMSAA  e renderização dupla. Todo esse processamento é feito para garantir que o jogo funcione de forma fluída e não ocorram problemas como motion sickness durante o gameplay.

O Facebook anunciou que mais de 50 títulos já estão sendo desenvolvidos para o Quest e que portar jogos do Rift para a nova plataforma não será difícil. Com isso, possivelmente o produto deve chegar com um lineup diversificado em seu lançamento.

O Oculus Quest foi apresentado com preço de US$ 399 e chega ao mercado em 2019.

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Via: DSOGaming
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  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

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