Valve revela dados de uso de controles na Steam desde 2015

Para dar mais transparência aos usuários da Steam, a Valve liberou recentemente um relatório mostrando o uso de controles na plataforma. Apesar do PC ser conhecido pelo combo mouse e teclado, a API da Steam de 2015 que traz suporte para joysticks permitiu que mais de 30 milhões de jogadores registrassem ao menos um controle ao jogar no PC.

"Entre as contas com múltiplos controles e controles que foram registrados em múltiplas contas, um total de 60 milhões de pares conta-dispositivos estão conectados ao Steam", explica o relatório, disponível aqui

O gráfico acima mostra a distribuição dos controles registrados na Steam desde 2015. O joystick do Xbox 360 é o mais popular e já foi cadastrado por 27,2 milhões de jogadores, o equivalente a 45% do número total de usuários que usam controles.

Os controles do PS4 e Xbox One aparecem praticamente empatados, com 20% e 19%, respectivamente. O Steam Controller aparece na fatia de "outros" dispositivos e é utilizado por cerca de 1,5 milhão de jogadores. Nesta divisão, também temos controles da Nintendo, inclusive o do Gamecube, e periféricos como controles de luta, instrumentos do Rockband e tapetes de dança.

- Continua após a publicidade -

Na questão de uso recorrente, a Valve ressalta que o controle do Xbox One é duas vezes mais usado que o joystick do PS4, como mostra o gráfico acima. O controle Switch Pro, da Nintendo, também está ficando bastante popular e, mesmo estando há pouco tempo no mercado, já é um dos mais usados na plataforma atualmente.

Você pode conferir mais informações sobre o uso de controles na Steam nesta página.

Via: Steam
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.