Índice do Artigo

Nvidia

Nvidia está segmentando placas Turing, definindo modelos sem overclock de fábrica [Rumor]

Uma classificação diferente dos chips gráficos Turing levantou a possibilidade da Nvidia segmentar as placas da serie 20, de acordo com uma publicação do TechPowerUp. A teoria é baseada na nomenclatura que vem aparecendo no GPU-Z, mostrando que haverá duas variantes por GPUs na nova geração de placas da Nvidia.

Cada hardware tem um identificador (ID) que serve para mostrar ao sistema informações como quais drivers são compatíveis e também as funcionalidades disponíveis. Esse identificador também serve para diferenciar produtos semelhantes, como a GeForce GTX 1070 e 1080 que, apesar de serem baseadas no mesmo chip, são identificadas para o sistema através de IDs diferentes.

YouTube video

De acordo com fontes do TechPowerUp, as Turing virão com uma variante “-A” que irá indicar modelos customizados e com overclock, enquanto os modelos sem esse sufixo serão as modelos nas especificações de referência. Assim as placas TU102-400 (RTX 2080 Ti), por exemplo, seriam modelos com clocks configurados nos 1350MHz e com preço dentro dos US$ 999 sugeridos pela Nvidia. Uma hipotética RU102-400-A já passaria a ser um modelo com overclock de fábrica, e também com um preço mais elevado. 

Essa diferenciação não afeta a possibilidade de overclock, então o consumidor poderá pegar uma placa sem o sufixo “-A”, entre as mais baratas, e aumentar as frequências. Porém também é provável que as fabricantes direcionem seus melhores chips gráficos para as placas mais robustas, aumentando as chances de um overclock mais robusto nos modelos mais caros e com o “-A”. 

Se confirmada, a mudança na política lembra o que aconteceu no lançamento das GTX 1070Ti, com todas as fabricantes obrigadas a usar o mesmo clock para evitar que a placa entregasse mais desempenho de fábrica que a GTX 1080. Também serve como forma de evitar que o consumidor compre uma placa mais básica com chip gráfico e aplique a BIOS de um modelo customizado mais potente. A Nvidia não divulgou nenhuma informação sobre esse assunto.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções