Nanopixels podem espremer FullHD em tela equivalente a um selo

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, criaram uma nova tecnologia para displays com pixels dez vezes menores do que os das telas de computador convencionais.

Para comprovar a descoberta, os estudiosos criaram o menor logotipo da instituição jÁ feito, com medidas equivalentes a 1/6 de um fio de cabelo. A imagem aparece borrada porque foi aumentada milhares de vezes.



A novidade promete deixar até mesmo o Retina Display, grande trunfo da Apple e seu iPhone 4, para trÁs, uma vez que consegue comportar pixels cerca de oito vezes menores. De acordo com o site Cult of Mac, caso a nova tecnologia chegue a produtos comerciais, poderÁ dar origens a telas do tamanho de selos postais com suporte a FullHD, com resolução de 1080p.

Tudo isso é possível através de um filme metÁlico perfurado com furos microscópicos, que capturam e transmitem a luz em diferentes comprimentos de onda equivalentes às cores bÁsicas, o que elimina a necessidade de polarizadores múltiplos, filtros de cor, vidro e cristais líquidos exigidos na fabricação de um LCD comum. Conforme os especialistas, basta mudar o espaçamento entre os furos para emitir a luz em qualquer cor.  

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.