Brasil fica em 3º lugar no envio de spam

Atualmente, o Brasil é o terceiro colocado no ranking dos países que mais enviam spam, de acordo com o mais recente relatório do TrendLabs, rede global de laboratórios especializada em segurança virtual da Trend Micro.

O país, que no final de 2009 estava no topo da lista, ficou atrÁs apenas dos Estados Unidos e Índia.


Imagem: Trend Micro

De acordo com a companhia, uma das temÁticas mais exploradas pelas mensagens indesejadas foram as notícias falsas sobre mortes de celebridades, uma tendência também observada pela Symantec. Esses e-mails servem como isca para cibercriminosos espalharem malwares.

A fraude nigeriana (ou golpe 419), no qual criminosos mandam e-mails pedindo uma contribuição monetÁria em troca de um suposto ganho a baixo custo, também ficou em evidência. No período analisado, os fraudadores se passaram por integrantes de uma divisão de monitoramento antiterrorista do FBI, em Washington, que sequer existe.

Quanto à prevenção, a Trend Micro aponta algumas medidas fundamentais. Tomar cuidado ajuda a reduzir as ameaças de engenharia social, enquanto produtos com serviço de reputação de e-mails previnem a chegada das mensagens de spam à caixa de entrada do usuÁrio. 

JÁ O serviço de reputação da Web bloqueia o acesso do usuÁrio a sites maliciosos, como como sites comprometidos, maliciosos e de phishing, e o sistema de reputação de arquivos detecta e previne o download e execução de qualquer arquivo malicioso.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.