
Drivers do Linux mostram que AMD deve usar xGMI em placas Vega 20, sua resposta ao NVLink
A AMD está preparando uma solução "estilo NVLink" para sua nova geração de placas de vídeo Vega 20. Ao menos é isso que indicam linhas de código de seus drivers para Linux, que revelam a presença de uma tecnologia chamada xGMI (global memory interconnect). As informações ainda não são oficiais, mas tudo indica que a empresa vai oferecer suporte ao xGMI nas Vega 20 para conectar múltiplas GPUs.
A conexão xGMI é baseada na Infinity Fabric, da AMD, seu mecanismo unificado de comunicação, usado também pelos seus processadores. Assim como o NVLink, o xGMI ofereceria a possibilidade de usar mais de uma GPU ao mesmo tempo, mas o TechPowerUp destaca que isso não precisa ser, necessariamente, um sinal de que a empresa voltaria a focar em multi-GPU no segmento gamer. A Nvidia mesmo não oferece suporte ao NVLink para a RTX 2070, reservando a tecnologia para suas placas mais entusiastas e o segmento de criação de conteúdo com as Quadro, que pode fazer maior uso de deep learning e aprendizado de máquina. O xGMI pode ser implementado pela AMD nos mesmos moldes.
Não temos ainda uma data oficial para tirar essa dúvida, já que o lançamento da próxima geração de placas de vídeo da AMD ainda não foi marcado. Partindo de rumores, no entanto, espera-se que as Vega 20 apareçam pelo final de 2018.
Qual os planos para hardware esse ano?