Drivers do Linux mostram que AMD deve usar xGMI em placas Vega 20, sua resposta ao NVLink

A AMD está preparando uma solução "estilo NVLink" para sua nova geração de placas de vídeo Vega 20. Ao menos é isso que indicam linhas de código de seus drivers para Linux, que revelam a presença de uma tecnologia chamada xGMI (global memory interconnect). As informações ainda não são oficiais, mas tudo indica que a empresa vai oferecer suporte ao xGMI nas Vega 20 para conectar múltiplas GPUs.

A conexão xGMI é baseada na Infinity Fabric, da AMD, seu mecanismo unificado de comunicação, usado também pelos seus processadores. Assim como o NVLink, o xGMI ofereceria a possibilidade de usar mais de uma GPU ao mesmo tempo, mas o TechPowerUp destaca que isso não precisa ser, necessariamente, um sinal de que a empresa voltaria a focar em multi-GPU no segmento gamer. A Nvidia mesmo não oferece suporte ao NVLink para a RTX 2070, reservando a tecnologia para suas placas mais entusiastas e o segmento de criação de conteúdo com as Quadro, que pode fazer maior uso de deep learning e aprendizado de máquina. O xGMI pode ser implementado pela AMD nos mesmos moldes.

Não temos ainda uma data oficial para tirar essa dúvida, já que o lançamento da próxima geração de placas de vídeo da AMD ainda não foi marcado. Partindo de rumores, no entanto, espera-se que as Vega 20 apareçam pelo final de 2018.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.