Blockchain pode acumular gastos de US$ 2,1 bilhões até o final de 2018, segundo o IDC

O blockchain, tecnologia por trás do Bitcoin e muitas outras aplicações da atualidade, deve movimentar gastos em torno dos US$ 2,1 bilhões até o final do ano, segundo pesquisa da International Data Corporation (IDC).

Concebido como uma maneira de verificar e validar transações de bitcoins em 2008, o blockchain logo mostrou seu potencial para muitas outras aplicações. Além de ser usado em outras criptomoedas, como na plataforma Ethereum, o blockchain já faz parte também de transações bancárias internacionais, é aplicado em alguns hospitais para validar dados médicos e aparece até no Storj, para armazenar e validar dados em nuvem.

A tecnologia no Brasil, no entanto, ainda caminha devagar. Uma pesquisa do Criptomoeda.org colocou o país em 11º no ranking mundial de aplicação do blockchain, onde os EUA figura em primeiro lugar. De 4.200 startups entrevistadas, apenas nove responderam realizar aplicações com a tecnologia

É válido lembrar, no entanto, que enquanto as autoridades brasileiras buscam sua regulamentação, a tecnologia ainda tem algumas limitações, como seu alto consumo de energia e a possibilidade de concentração da criação de novos blocos em torno de alguns poucos usuários, com maior poder de processamento. Estes são alguns dos alertas que o pesquisador Antônio Unias de Lucena ressaltou em nosso artigo a respeito do blockchain.

Fonte: Mundo Conectado
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.