AMD produzirá todos os chips de 7nm Navi e Zen 2 exclusivamente com a TSMC

A AMD anunciou que a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMCvai produzir exclusivamente os chips Navi e Zen 2, que utilizarão processo de fabricação de 7nm.

A notícia foi dada hoje após a Global Foundries, que produz alguns produtos para a AMD, anunciar que está abandonando os 7nm para focar no desenvolvimento de suas litografias de 14 e 12nm FinFET, com o objetivo de tornar estes processos de fabricação mais "relevantes" para seus clientes.


Roadmap da arquitetura Zen

Segundo a AMD, a empresa ainda manterá suas relações com a Global Foundries, que é uma das responsáveis pela fabricação de chips Ryzen, Epyc e GPUs Radeon atuais. Em relação aos 7nm, porém, a única fabricante parceira será a TSMC, que já trabalha com a empresa liderada por Lisa Su na fabricação da sua primeira placa de vídeo feita na arquitetura.

"Nosso próximo portfólio de produtos em 7nm representa o próximo grande marco para a liderança em computação e gráficos, incluindo nossas CPUs Zen 2 e nossa nova arquitetura de GPU Navi", comentou a AMD em sua declaração oficial.


Roadmap da arquitetura Navi

- Continua após a publicidade -

A TSMC é uma das empresas que mais está avançando nos 7nm e, além de servir a AMD, também é uma das parceiras mais importantes da Apple na fabricação de processadores da linha A, que equipam os iPhones.

Intel anuncia data de lançamento para chips mainstream de 10nm

Apesar do anúncio da Global Foundries, a AMD acredita que o seu roadmap de lançamentos não deve ser alterado, ou seja, as CPUs Zen 2 e as placas de vídeo baseadas em Navi de 7nm devem chegar em 2019.

Via: Forbes
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.