Nova versão da Steam Play traz Proton para rodar jogos do Windows em Linux

A Valve disponibilizou uma nova versão da Steam Play que incorpora sua nova ferramenta pra rodar jogos do Windows em Linux, a Proton. Agora que a informação não é mais um rumor, a empresa confirmou que tem trabalhado com a CodeWeaver para fazer uma distribuição modificada do Wine (como muitos usuários do Adrena chegaram a especular) a fim de tirar dos desenvolvedores o ônus de otimizar os jogos para ainda mais uma plataforma.

A versão modificada pela Valve do Wine, chamada Proton, traz algumas melhorias específicas voltadas para games, como performance de multi-thread otimizada, suporte melhor para tela cheia, suporte melhorado a controles e disponibilidade para bibliotecas Steamworks e OpenVR.

Apesar de já ter sido disponibilizada para os usuários finais através da nova atualização da Steam Play, a nova ferramente ainda está em desenvolvimento e, no momento, a Steam só garante os seguintes jogos:

- Beat Saber
- Bejeweled 2 Deluxe
- Doki Doki Literature Club!
- DOOM
- DOOM II: Hell on Earth
- DOOM VFR
- Fallout Shelter
- FATE
- FINAL FANTASY VI
- Geometry Dash
- Google Earth VR
- Into The Breach
- Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers 2012
- Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers 2013
- Mount & Blade
- Mount & Blade: With Fire & Sword
- NieR: Automata
- PAYDAY: The Heist
- QUAKE
- S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl
- Star Wars: Battlefront 2
- Tekken 7
- The Last Remnant
- Tropico 4
- Ultimate Doom
- Warhammer® 40,000: Dawn of War® - Dark Crusade
- Warhammer® 40,000: Dawn of War® - Soulstorm​

Os jogos que rodam no Linux pelo Steam Play ainda não vão aparecer na loja como sendo compatíveis com Linux, já que o suporte não é nativo, então eles não são oferecidos para compra diretamente no sistema operacional, tendo que ser adicionados à sua biblioteca por outros meios.

- Continua após a publicidade -

Os usuários podem, por sua conta e risco, rodar qualquer jogo da sua biblioteca Steam em Linux indo nas configurações da Steam Play e marcando a opção "Enable Steam Play for all titles" (disponibilizar a Steam Play para todos os títulos). Neste caso você vai poder tentar rodar qualquer jogo com o Proton, mas a Valve não garante mais que não vai ter bugs, especialmente com jogos que fazem uso pesado de DRM e soluções contra cheats.

Enquanto isso a empresa segue testando mais jogos e garantindo seu funcionamento correto no Steam Play. A lista de prioridades de jogos a serem testados é definida pela Lista de Desejos dos usuários. Os jogos mais populares serão testados primeiro.

Para mais informações a respeito do Proton, incluindo o link do seu código (já que é open-source), confira a página da comunidade da Steam, em inglês.

Fonte: Neowin
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.