Índice do Artigo

Notícias

"Água seca" pode ajudar a prevenir o aquecimento global

Depois da “Água elÁstica“, eis que surge a seca! Um grupo de cientistas britânicos anunciou o desenvolvimento de “Água seca”, que segundo os pesquisadores, pode ser uma alternativa viÁvel na prevenção do aquecimento global, ao proporcionar uma nova forma de absorver e armazenar dióxido de carbono.

A substância em pó poderia ainda, dizem, ser uma alternativa ecologicamente mais correta e eficiente em termos energéticos de redinamizar as reações químicas usadas para fazer centenas de produtos de consumo. Também poderia fornecer uma maneira mais segura de armazenar e transportar materiais industriais potencialmente prejudiciais.

“Não hÁ nada parecido como ele. Esperamos vê-lo fazendo ondas no futuro”, disse Ben Carter, pesquisador da Universidade de Liverpool.

A substância ficou conhecida como “Água seca”, porque é 95% Água e, ainda assim é um pó seco. Cada partícula contém uma gota de Água cercada por sílica modificada. O revestimento de sílica impede as gotas de Água de se misturarem e tornarem-se líquidas.

O resultado é um pó fino que pode aprisionar gases, que quimicamente combinadas com as moléculas de Água, foram um hidrato.

Embora o conceito de “Água seca” tenha sido descoberto em 1968, era visto somente como tendo potencial para cosméticos. Só recentemente os cientistas começaram a desenvolver ainda mais a tecnologia, chegando ao estÁgio de armazenamento de gases, incluindo o dióxido de carbono.

O professor Andrew Cooper e seus colaboradores descobriram que a “Água seca” absorve mais de três vezes mais dióxido de carbono que o habitual, combinado com Água e sílica no mesmo espaço de tempo. Isso poderia tornÁ-lo útil para ajudar a reduzir o aquecimento global.

A tecnologia é ainda útil para armazenar o metano, um componente do gÁs natural e poderia ajudar a ampliar sua utilização como fonte de energia no futuro.  Os engenheiros poderiam usar o pó para coletar e transportar os depósitos de gÁs natural. Mas, o Dr. Carter adverte que uma grande quantidade de trabalho precisaria ser feito antes que se pudesse chegar a esse estÁgio.

Em outra aplicação potencial, os cientistas também mostraram que a “Água seca” pode acelerar reações catalisadas entre o gÁs de hidrogênio e o Ácido maleico, para a produção do Ácido succínico, uma das matérias-primas utilizadas na fabricação de remédios, ingredientes para comidas e outros produtos de consumo.

Por fim a equipe informou que o composto revela a promessa para armazenar líquidos, particularmente emulsões. Eles dizem que pode transformar uma emulsão simples em um pó que pode tornÁ-lo mais seguro e fÁcil de armazenar e transportar líquidos potencialmente nocivos.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções