Córneas artificiais restauram a visão pela primeira vez

A comunidade de deficientes visuais em todo o mundo estÁ animada com as primeiras notícias vindas de um grupo de cientistas suecos e canadenses. É que estes conseguiram implantar córneas artificiais em pacientes, onde mais de 50% relataram uma melhora substancial na visão.

Os resultados foram tão bons quanto os obtidos através de transplantes de córneas de doadores humanos.

"Este estudo é importante porque é o primeiro a mostrar que uma córnea artificial pode se integrar com o olho humano e estimular a regeneração da visão", declarou o Dr. Griffith May, da Universidade de Linköping.

"Com o avançar das pesquisas, este procedimento poderia ajudar a restaurar a visão de milhões de pessoas que estão esperando por um transplante de córnea", completou o cientista.

As córneas biossintéticas levaram mais de uma década para chegarem ao atual estÁgio. Finalmente, hÁ dois anos, o Dr. Griffith e o Professor Per Fagerholm, um cirurgião de olho da Universidade de Linköping, iniciaram um ensaio clínico em 10 pacientes suecos com ceratocone avançado e com perfuração de córnea central.

- Continua após a publicidade -

Cada paciente foi submetido à cirurgia em um olho para remover o tecido danificado da córnea e substituí-la com uma biossintética, feito a partir de um cruzamento sintético da recombinação do colÁgeno humano.

Com um acompanhamento de mais de dois anos, os cientistas viram como as células e os nervos das córneas dos próprios pacientes realmente cresceram no implante, resultando em uma "regeneração da córnea" que parecia normal em um tecido saudÁvel.

Os pacientes não apresentaram qualquer reação de rejeição, tampouco necessitaram de um longo período de imunossupressão – que são graves efeitos contrÁrios associados ao uso de tecido de um doador humano.

As córneas biossintéticas tornaram-se até sensível ao toque e começaram a produzir lÁgrimas normais para manter o olho oxigenado. A visão melhorou em seis dos dez pacientes, e após a montagem da lente de contato, a visão era comparÁvel ao transplante de córnea convencional de tecido de um doador humano.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.