Intel apresenta SSD DC P4500 ultra-denso de 32TB em forma de régua

A Intel apresentou o novo SSD DC P4500 para o mercado corporativo de servidores em nuvem, que chega com a promessa de ser a unidade de armazenamento do tipo mais densa do mundo. O produto fica abrigado dentro de uma carcaça em formato de régua com 30cm de comprimento, que tem como objetivo ser utilizada principalmente em datacenters.

Site oficial: Intel DC P4500 Series

Segundo a fabricante, este estilo de projeto reduz o custo de resfriamento ao mesmo tempo em que ocupa apenas uma pequena parte do espaço de SSDs tradicionais de 2,5 polegadas.

O DC P4500 foi criado pensado apena para uso empresarial, e não iria caber num computador desktop mesmo que você tentasse. Segundo o site Cnet, a peça de hardware utiliza conexão PCIe NVMe de um dos seus lados.

A série é baseada na tecnologia Intel 3D NAND compatível com o recurso Optane. De acordo com a Intel, é possível conectar 32 unidades desse SSD em apenas um slot 1U de servidores, resultando numa capacidade total de 1 petabyte (1.024TB).

"Um novo formato em si não é tão empolgante, tipicamente. Mas porque [a régua] impacta em tudo sobre o projeto de servidores e ajuda a melhorar o desempenho e alcançar novos níveis de densidade, é algo grande. Nós estamos reprojetando o datacenter com isso – essa é a parte mais divertida para mim".
- Wayne Allen, diretor de datacenter da Intel

Via: Digital Trends, Cnet, Mundo Conectado
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.