
Benchmarks comprovam que Denuvo tem impacto na performance
Sempre existiu muita discussão em torno do impacto de performance que pode ser gerado pelos famosos DRM's (Digital Right Management). O DRM Denuvo é um famoso sistema de proteção de cópias que impossibilita que versões não autênticas dos games sejam executados, em outras palavras, é um sistema que proíbe o uso de cópias falsificadas dos jogos.
O Denuvo foi diversas vezes acusado de consumir ciclos de clock do processador para que realizasse sua função, dessa forma muita gente reclamou da proteção, tendo em vista que a mesma acabaria penalizando em performance até mesmo as pessoas que não utilizavam cópias piratas. Entretanto até o passado recente, não se era possível testar o impacto que games com o Denuvo sofriam com relação ao mesmo game com a proteção oficialmente retirada, considerando que nenhuma empresa nunca havia retirado o sistema de seus jogos. Além disso, um teste em um game crackeado n​ão validaria o quanto se poderia perder de performance, afinal de contas, alterações no código dos jogos devem ser feitas para que o mesmo fosse executado.
Recentemente, algumas desenvolvedoras finalmente retiraram oficialmente o Denuvo de alguns dos seus games. Com o acontecimento, o canal do Youtube Overlord, resolveu fazer testes comparativos de desempenho em sete games que tiveram a DRM removida. Os jogos testados foram: Hitman - Mass Effect: Andromeda - Abzu - Sherlock Holmes the Devil's Daughter - Mad Max - Agents of Mayhem - Sniper Ghost Warrior 3.
Para fazer os testes, foram utilizados um Core I7 2600K e uma 1080 TI. O que motivou o uso deste processador antigo, seria o fato do Denuvo impactar muito mais no CPU que em qualuqer outro componente, evidenciando de melhor forma a queda de desempenho.
O dono do canal obteve resultados bem váriados, notando impacto minímo próximos de 0% a no máximo 10%. Os resultados completos podem ser vistos no vídeo abaixo:
Via: HardOCP Fonte: Canal do Youtube Overlord
Qual os planos para hardware esse ano?