PUBG vs. Fortnite pode estar por trás de grande queda nos usuários diários da Steam

A Steam teve uma queda expressiva no seu número de jogadores diários no mês passado (julho de 2018). A média de mais de 16,8 milhões de pessoas que abrem a Steam todo dia caiu para menos de 14,9 milhões, um número ainda grande, mas 12% menor do que o anterior. As quedas vêm acontecendo de maneira mais ou menos consistente desde janeiro.

E o número reduzido de jogadores diários, não por coincidência, acompanha a queda do número de jogadores de PUBG:

Depois de seu grande "boom" de popularidade, já era de se esperar que eventualmente o número de jogadores de PUBG diminuísse um pouco, mas a rápida ascensão de Fortnite ajudou a reduzir ainda mais este número e, com o lançador próprio da Epic Games, levasse ainda mais pessoas que poderiam normalmente estar passando seu tempo na Steam. Essa rivalidade entre os maiores jogos do gênero mais popular do momento seria uma boa explicação para a queda de usuários da plataforma da Valve.

De todo modo, ainda podemos dizer que a Steam segue com tranquilidade quando a questão é número de usuários. Mesmo com a queda do meio deste ano, a plataforma segue com uma média anual de jogadores cada vez maior. Os 14,9 milhões de jogadores em julho podem até representar uma queda para 2018, mas ainda são mais pessoas do que julho de 2017, que contava com 12,8 milhões.

Fonte: Ars Technica
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.