Surgem os Threadripper 2990X, 2970X e 2950X no HWBot; fabricantes começam updates de BIOS

Surgiram no HWBot novos processadores Threadripper e algumas de suas especificações. Além do modelo topo de linha com 32 núcleos, chamado Ryzen Threadripper 2990X, surgirou também o 2970X com 24 núcleos e o 2950X, um modelo que deve ser a atualização do 1950X e também é equipado com 16 núcleos.

Entre as configurações mais interessantes está o TDP de 250W para o chip mais potente, baixando para 180W no 2970X e chegando a 125W no modelo 2950W. Se os dados forem confirmados, isso mostra a evolução na eficiência dos chips, já que o modelo com 24 núcleos da geração 2 do Threadripper tem o TDP igual ao modelo de 16 núcleos da primeira geração, mesmo com seu boost de 100MHz na frequência base e os 8 núcleos a mais.

AMD anuncia nova geração do Ryzen Threadripper
com modelo de 32 núcleos e 64 threads

A evolução no aquecimento é resultado da nova litografia de 12nm+, uma das atualização que os Threadripper vão receber e que já foi implementada nos Ryzen 2000. Se o padrão de melhorias for mantido, os Threadrippers também devem herdar características como latências mais baixas de comunicação com as memórias e possivelmente clocks mais altos de operação nos núcleos.

O lançamento dos Threadrippers de segunda geração já está se aproximando, e um sinal claro disso é que as fabricantes de placas-mãe já começaram a lançar updates em seus modelos X399, os voltados a processadores de soquete TR4 dos Threadrippers, com um novo AGESA. Marcas como GigabyteASRock já falam de suporte a "upcoming processors", ou seja, futuros processadores.

- Continua após a publicidade -


X399 AORUS Gaming 7, uma placa que já recebeu o update

Assim como os modelos para consumidores domésticos mainstream, a linha Threadripper mantém o suporte a placas-mãe da primeira geração para os novos processadores, bastando um update de BIOS para possibilitar o uso. Isso não descarta possibilidade de lançamento de um novo chipset com refinamentos focados nas novas tecnologias dos Threadrippers de segunda geração, algo semelhante ao que acontece com os Ryzen 2000 em placas X470 e B450, por exemplo.

Via: Videocardz Fonte: HWBot
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.