Samsung anuncia primeira memória RAM LPDDR5 em 10nm para dispositivos móveis

A Samsung anunciou a primeira memória RAM LPDDR5 de 10nm para dispositivos móveis com conexão 5G e aplicações com inteligência artificial (IA).

A nova geração da fabricante sul-coreana chega com uma taxa de transferência de dados de até 6.400Mb/s, velocidade 1,5 vezes maior que a dos chips de DRAM dos smartphones topo de linha atuais.

Aparelhos como o Galaxy S9 utilizam memória LPDDR4X com taxa de 4.266Mb/s. Essa melhoria permite que as novas memórias LPDDR5 enviem 51,2GB de dados por segundo, o equivalente a 14 vídeos Full-HD de 3,7GB cada.

"Este desenvolvimento do LPDDR5 de 8Gb representa um grande passo à frente para soluções de memória de baixo consumo. Nós vamos continuar a expandir nossa linha DRAM de 10nm conforme nós aceleramos em direção a um maior uso de memória premium através de um cenário global".
- Jinman Han, vice-presidente sênior de produtos de memória da Samsung

A Samsung trabalhou para maximizar a economia de energia, projetando as novas memórias para diminuírem sua tensão de acordo com a velocidade de operação do processador na aplicação em execução.

- Continua após a publicidade -

Além disso, as novas memórias LPDDR5 foram configuradas para evitar escrever sobre células com valor "0", diminuindo o gasto de energia. Elas ainda vão oferecer um modo de suspensão profundo, que vão gastar a metade da energia do modo ocioso das memórias LPDDR4X.

A Samsung já testou e validou seu protótipo de memória DRAM LPDDR5 de 8GB de capacidade junto de seus parceiros. A companhia irá iniciar a produção em massa logo que a especificação final da nova geração for formalizada.

Via: TechPowerUp, Mundo Conectado
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.