Índice do Artigo

Notícias

Não caia na armadilha das mortes de famosos

Você jÁ recebeu algum e-mail sobre o falecimento de Madonna ou de Brad Pitt? Ou a respeito de algum acidente automobilístico envolvendo o jogador Ronaldinho?

Essas mensagens podem assustar algumas pessoas, ou parecer apenas papo furado para outras, mas a verdade é que elas estão se espalhando pela web para disseminar malwares.

{image}
Imagem: Symantec

A Symantec alerta para e-mails que, através de códigos HTML ou arquivos anexos em formato ZIP, espalham vÁrias ameaças. Entre elas, estÁ o Trojan.Zbot, relacionado à botnet Zeus, com a função de roubar informações confidenciais do computador infectado.

Utilizar nomes de celebridades no assunto dos e-mails desperta a curiosidade dos usuÁrios. Entre as escolhidas, estão Beyoncé, Brad Pitt, Madonna, Tom Cruise, Tiger Woods, Jennifer Aniston, Bon Jovi e Miley Cyrus, por exemplo. No geral, as mensagens noticiam a morte de uma delas na queda de um avião que se aproximava do aeroporto e trazem arquivos anexos que, supostamente, ofereceriam mais informações. No entanto, o documento traz, na verdade, códigos maliciosos.

{image}
Imagem: Symantec

De acordo com a companhia, com esse tipo de ataque, o número de e-mails spam com arquivos ZIP anexados dobrou nas últimas semanas e a tÁtica tem funcionado, jÁ que os spammers usam técnicas de engenharia social para convencer e enganar os internautas.

A Symantec recomenda que os usuÁrios evitem abrir qualquer tipo de documento ou link enviado por pessoas desconhecidas, não respondam esse tipo de mensagem suspeita e instalem soluções de filtragem de spam, além de manterem seus softwares de segurança sempre atualizados.  

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções