Mercado global de PCs cresce pela primeira vez desde 2012

As analistas de mercado Gartner e IDC costumam discordar em alguns dados, mas um recente levantamento das empresas teve um ponto em comum: o mercado global de PCs voltou a crescer pela primeira vez em seis anos, após uma série de quedas e estagnações desde 2012.

A IDC aponta que o mercado de computadores teve um aumento de 2,7% no segundo trimestre de 2018, enquanto a Gartner diz que o crescimento anual no período foi de 1,4%.

A discrepância nos valores se dá pelos métodos de análise diferentes: a Gartner considera os tablets com Windows 10 como PCs, mas desconsidera os Chromebooks. Já a IDC inclui os notebooks com Chrome OS e deixa de lado os tablets.

Apesar da diferença nos números, as duas empresas concordam que um dos fatores que acelerou o crescimento dos PCs foi o mercado empresarial. Isso acontece porque, mesmo com a ascensão dos smartphones, o setor corporativo ainda depende dos computadores convencionais.

Segundo a IDC, até mesmo os desktops, que tem perdido espaço para os notebooks, registraram crescimento no último trimestre. Entre as marcas mais populares e que obtiveram aumento nas vendas, aparecem HP, Lenovo, Dell, Apple e Acer.

Via: Mundo Conectado, The Verge
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.