Google Chrome consome até 13% mais RAM por causa de update contra Spectre

Já estamos na metade do ano e a vulnerabilidade Spectre ainda está causando dores de cabeça. A Google anunciou um novo recurso para o Chrome chamado Isolamento de Sites que promete mitigar de vez a falha de segurança, mas trazendo um aumento de até 13% no consumo de RAM do navegador.

Em uma publicação feita no site de segurança da Google, o engenheiro de software Charlie Reis revelou que a novidade aumenta o uso de RAM de 10 a 13% devido ao processamento extra.

O recurso de isolamento de sites subdivide a renderização das páginas abertas no navegador em processos individuais, o que aumenta consideravelmente a segurança e evita o vazamento de dados para aplicativos maliciosos. Por outro lado, a carga de processamento extra acaba pesando na memória, para a infelicidade de quem possui 4GB de RAM ou menos.

A vulnerabilidade Spectre foi divulgada no começo do ano e afeta processadores Intel, AMD e ARM. A Google já liberou o isolamento de sites para 99% dos usuários do Chrome no Windows, Linux, Mac e Chrome OS.

O 1% de usuários que está sem a atualização está sendo usado momentaneamente como amostra para aprimoramentos na tecnologia, que deve receber otimizações futuramente. 

- Continua após a publicidade -

"A nossa equipa continua trabalhando arduamente visando otimizar este comportamento para manter o Chrome rápido e seguro",
-  Charlie Reis, engenheiro de software na Google

"A nossa equipa continua trabalhando arduamente visando otimizar este comportamento para manter o Chrome rápido e seguro",
-  Charlie Reis, engenheiro de software na Google

Além de trazer otimizações de performance para o Chrome no PC, a equipe de segurança também pretende lançar o isolamento de sites para o Chrome nos smartphones.

Via: Mundo Conectado, The Verge Fonte: Google
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.