Fabricante chinesa Hygon começa a produzir CPUs baseadas em AMD Zen

A fabricante de CPUs chinesa Hygon anunciou que iniciou a produção de CPUs x86 baseadas na microarquitetura Zen da AMD. De acordo com o site TweakTown, isso foi possível através de um licenciamento de propriedade intelectual entre parceiras chinesas e a AMD.

O negócio permitiria que as companhias chinesas comercializem seus próprios processadores feitos especificamente para o mercado de servidores chinês.

A CPU se chama Dhyana e seria o mais próximo possível dos servidores Epyc da própria AMD. De acordo com o site TechPowerUp, a grande vantagem desse negócio para o governo chinês – que está envolvido na transação – é o maior controle sobre o fornecimento e o preço dos chips, assim como a chance de eliminar um possível backdoor implementado por governos estrangeiros.

A negociação para o licenciamento aconteceu em 2016 e rendeu US$ 293 milhões (R$ 1,13 bilhão) para a AMD, além de royalties futuros em cima das vendas dos próximos anos.

O negócio também prevê que as novas CPUs sejam vendidas apenas na China, e que sejam customizadas especificamente para as necessidades do mercados de servidores chineses.

Via: TechPowerUp, Tweak Town
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.