Índice do Artigo

PC Games

Fabricante chinesa Hygon começa a produzir CPUs baseadas em AMD Zen

A fabricante de CPUs chinesa Hygon anunciou que iniciou a produção de CPUs x86 baseadas na microarquitetura Zen da AMD. De acordo com o site TweakTown, isso foi possível através de um licenciamento de propriedade intelectual entre parceiras chinesas e a AMD.

O negócio permitiria que as companhias chinesas comercializem seus próprios processadores feitos especificamente para o mercado de servidores chinês.

A CPU se chama Dhyana e seria o mais próximo possível dos servidores Epyc da própria AMD. De acordo com o site TechPowerUp, a grande vantagem desse negócio para o governo chinês – que está envolvido na transação – é o maior controle sobre o fornecimento e o preço dos chips, assim como a chance de eliminar um possível backdoor implementado por governos estrangeiros.

A negociação para o licenciamento aconteceu em 2016 e rendeu US$ 293 milhões (R$ 1,13 bilhão) para a AMD, além de royalties futuros em cima das vendas dos próximos anos.

O negócio também prevê que as novas CPUs sejam vendidas apenas na China, e que sejam customizadas especificamente para as necessidades do mercados de servidores chineses.

Via: TechPowerUp, Tweak Town

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções