Possível protótipo de testes para a GTX 1180 Ti vaza na internet com GDDR6 e até 525W

Uma imagem apareceu na internet mostrando um PCB que, ao que tudo indica, é um protótipo de testes para uma nova GPU da Nvidia. O que mais se especula é que o que vai se encaixar no socket vazio é uma GV102, fazendo da imagem abaixo a carcaça que futuramente pode resultar numa GTX 1180 Ti (ou GTX 2080 Ti?).

A especulação para o protótipo ser logo a placa mais high-end da próxima geração da Nvidia vem das tecnologias incorporadas. É possível ver no PCB um total de 12GB de memória VRAM GDDR6 fabricada pela Micron. Cada componente é especificado para operar em 14Gb/s em 1,35V, totalizando um bus de 384-bit e uma banda de até 672 GB/s, consideravelmente maior que os 484 GB/s alcançados pela GTX 1080 Ti.

Acompanhando essas memórias temos um set de 4 fans relativamente grandes, alimentados por três conexões de 8 pinos. Isso resulta em até 525W de energia para alimentar a placa. Esse número é um dos motivos para o pessoal do TechPowerUp especular que o que estamos vendo é um PCB especial de engenharia, onde os desenvolvedores podem testar o potencial máximo da GPU e depois ir ajustando o quanto de performance em relação à eficiência energética poderá efetivamente ser enviado ao mercado. Ou seja, é possível que o TDP real da placa vai ser bem menor.

No canto superior é possível ver um conector para o NVLink, mas sem todos os pinos, o que indica que a placa vai ser compatível com SLI, mas só entre duas GPUs.

É interessante notar também que no TechPowerUp tentaram estimar o tamanho do die da GPU, possivelmente a GV102, comparando o tamanho de componentes conhecidos no PCB. A conclusão é que a GPU vai ter mais ou menos 676mm², o que a coloca entre as maiores opções mainstream da Nvidia, ressaltando que a GV100 na Titan V tem 815mm² e a GP102 na GTX 1080 Ti conta com 471mm².

- Continua após a publicidade -

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.