Chipset Z390 pode ser apenas o Z370 rebatizado, indica rumores

Enquanto vem se aquecendo alguns rumores sobre o potencial processador Coffee Lake-S com oito núcleos, inclusive com benchmarks aparecendo na web, começa a circular uma informação não confirmada oficialmente sobre seu chipset. O Z390 vinha sendo cogitado como o novo chipset para esses processadores com mais núcleos, porém segundo rumores divulgados pelo Guru3D, o chipset Z370 já parece apto a lidar com esse octa-core, então o Z390 será, basicamente, o Z370 renomeado.

O que torna a história um tanto confusa é que a Intel mesmo já vazou especificações do Z390, inclusive material de marketing, e o vazamento mostrava algo bem mais interessante: ao invés de simplesmente rebatizar o chipset anterior, ele traria novos recursos como conexões USB 3.1 de segunda geração e a presença do Wireless AC e Bluetooth 5.0. Esses dois elementos ficam evidentes no diagrama do chipset, outro material que a própria Intel vazou:

Se for confirmado, o chipset Z390 será bem menos interessante do que inicialmente parecia, já que vai acabar se tornando apenas uma mudança na litografia dos 22nm para os 14nm. Porém isso não impede as fabricantes de agregar essas duas novas funcionalidades em suas eventuais placas-mãe com o novo chipset topo de linha, só precisarão fazer isso usando chips de terceiros que deverão ser integrados ao projeto da placa.

Via: Guru3D
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.