Devido ao custo de produção, monitores QHD podem ser na verdade 4K, diz site

O site alemão Prad publicou uma notícia dizendo que fontes próximas aos fabricantes de painéis comentaram que o custo de produção de um painel de 27" 4K (3840x2160) é menor ou pelo menos igual ao de um painel de 27" QHD (2560x1440). Isso poderia significar que alguns painéis 4K podem estar sendo usados em monitores especificados como QHD, nos casos em que o consumo do painel é baixo ou a demanda do monitor é alta. 

As fontes do site não mencionaram nenhum fabricante ou modelo de monitor específico, mas se essa informação for certa, é provável que alguns monitores 1440p sejam enviados com um painel 4K.

Se houver alguma diferença perceptível ao redimensionar a resolução, ela será notada em textos. De acordo com as fontes, a reprodução de mídia e de jogos não deve ser afetada de maneira perceptível. Um método para descobrir qual é o verdadeiro painel usado no produto é rastrear a especificação do tamanho do pixel, que deve ser em torno de 0,23mm. Para um painel de 4K esse número é 0,16mm.

Ou seja, se você comprou um monitor 1440p que lista pixels com tamanho 0,16mm, ele provavelmente possui um painel 4K. A imagem abaixo mostra um monitor com 1440p nativos (em cima) e 1440p escalados para 4K (embaixo).

É claro que os clientes não vão alcançar uma resolução 4K num monitor vendido como QHD, já que as configurações do produto limitam sua capacidade máxima em 1440p. O firmware do monitor também faz o trabalho de dimensionar o sinal de entrada de acordo com a resolução, o que resulta em uma qualidade de imagem reduzida.

Via: Tech Power Up Fonte: Prad
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.