Índice do Artigo

AMD

Surgem primeiros testes do Ryzen Threadripper de 32 núcleos, o 2990X

A AMD anunciou que tem um Threadripper com 32 núcleos a caminho, porém parou por aí no evento na Computex 2018. O modelo ainda sem nome parece ter feito sua primeira aparição no site HKEPC, que publicou uma série de indícios da veracidade dos testes, como telas de CPU-Z e scores em ferramentas de benchmark. O CPU parrudo ganharia o nome de Threadripper 2990X, com clock base de 3 GHz e boost em todos os núcleos para 3.4GHz, e XFR chegando a atingir 4.2GHz.

Outras especificações incluem um TDP de 250W (nada mal para um CPU com 32 núcleos) e 3MB de L1 cache, 16MB para L2 e  64MB para L3 cache, de acordo com a tela de CPU-Z publicada.

O processador pontuou acima dos 6000 no teste multithread do CineBench, com o overclock em todos os núcleos para 4.12GHz se saindo melhor que o 4.2GHz, mostrando que o overclock mais agressivo provavelmente começou a sofrer de throttling por causa de aquecimento ou alimentação, e acabou se saindo pior que usar em 4.12GHz. O sistema de resfriamento usado é o Corsair H150i PRO, sem mais detalhes de placa-mãe ou memórias usadas, por exemplo. Para dar perspectiva, um Core i9-7980XE faz em torno de 3400 pontos e chega a 4448 com overclock segundo testes do Overclock3D.

De acordo com a publicação, a AMD teria planos de lançar um 2950X (24 núcleos) e um 2950X (16 núcleos) porém o anúncio do modelo de 28 núcleos da linha Intel Core-X fez a empresa descartar esses modelos e investir apenas no 2990X. O rumor teria partido de um fabricante de placas-mãe parceira da AMD.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções