AMD demonstra primeira GPU Vega feita em 7nm, com foco em inteligência artificial

Durante sua conferência na Computex 2018, a AMD fez uma demonstração pública da primeira GPU a ser feita com processo de fabricação de 7nm. O produto que carregou a tecnologia foi uma placa Radeon Vega Instinct HPC, que tem como principal componente a nova GPU baseada em Vega.

Além de ter a GPU com tamanho reduzido, o produto da AMD traz 32GB de memória HBM2, com largura de banda de 4096-bit. Como sempre, esses grandes números não possuem como foco os games: a placa Radeon Vega Instinct HPC é voltado para computação de alta performance, como processamento de inteligência artificial, e traz aprimoramentos voltados para machine learning.

A AMD não deu mais detalhes sobre as especificações, mas promete que o novo produto vai entregar duas vezes mais eficiência energética e 1,35 vezes mais desempenho em comparação a produtos feitos com tecnologias anteriores.

Apesar das informações escassas, a empresa já começou a enviar amostras de sua GPU VEGA de 7nm para um grupo seleto de clientes e pretende trazer a solução ao mercado na segunda metade deste ano.

- Continua após a publicidade -

Mesmo com o foco em inteligência artificial, a chegada da GPU de 7nm pode ser considerada um grande avanço para os consumidores comuns, pois mostra que a AMD está evoluindo com a tecnologia. Segundo um roadmap divulgado pela companhia, a arquitetura Navi, feita em 7nm, vai chegar antes 2020, trazendo opções voltadas para o segmento gamer.

Via: Notebook Check, Tech Power Up
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.