Micron lança SSD 5210 Ion com memória QLC NAND e capacidades de até 7TB

A Micron enviou aos seus parceiros o primeiro carregamento de SSDs 5210 Ion, que tem como diferencial utilizar a tecnologia de memórias QLC NAND. Esse tipo de 3D NAND tem como característica armazenar 4 bits por célula através de uma estrutura de 64 camadas.

Com isso, a Micron conseguiu chegar numa densidade de 1TB por die. A grande vantagem da tecnologia é permitir que a fabricante reduza seus custos de maneira significativa ao conseguir concentrar um armazenamento mais denso num espaço menor. Para servidores, a vantagem é mais evidente em serviços na nuvem que tenham carga intensiva de leitura.

A nova série tem como foco principal o mercado empresarial, sendo mais útil para uso em aplicações de consumidores. Os SSDs possuem funções projetadas para o mercado corporativo, como a Flex Capacity, que permite customizar o desempenho de escrita e a durabilidade da unidade com base na carga de trabalho.

"Com a tecnologia NAND de 64 camadas e 4 bits/célula, nós estamos atingindo uma densidade 33% superior em comparação com o TLC, o que nos permite produzir o primeiro die de 1TB disponível na história dos semicondutores. Nós estamos continuando a inovação em tecnologia flash com nossa estrutura de 96 camadas, condensando os dados em espaços menores, abrindo as possibilidades de carga de trabalho e construção de aplicações".
- Vice-presidente executivo da Micron, Scott DeBoer

Os SSDs Micron 5210 Ion estarão disponíveis em formato de 2.5 polegadas (7mm) com capacidades que variam entre 1,92TB e 7,68TB. Apesar de já estarem sendo enviados aos parceiros, os produtos só estarão disponíveis para o público em geral a partir da primavera (entre setembro de dezembro de 2018).

Via: Guru3D, Guru3D
Tags
ssd
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.