Asus muda política de garantia no Brasil; agora vale o período impresso na caixa

Um dos tópicos que mais esquentou discussões sobre hardware na internet foi a polêmica do RMA, essa transação onde o consumidor retorna um produto defeituoso para o fabricante com o objetivo de receber alguma reparação (seja um novo produto, reparo do defeito ou créditos para outra compra). Nessa polêmica a Asus surgiu como uma das mais duramente criticadas, especialmente por conta de uma política bastante questionável: a informação impressa na caixa ser conflitante com a realmente praticada no Brasil.

As críticas mostraram sinais de ter surtido efeito. Ontem a empresa atualizou sua política de prestação de garantia ao consumidor, e uma das mudanças mais importantes é relacionada a esse tópico: em caso de conflito entre a garantia oferecida na nota fiscal e a impressa na caixa, irá prevalecer o período de garantia oferecido na caixa.

Algumas restrições se aplicam, sendo que a garantia só é oferecida para produtos adquiridos no Brasil através dos distribuidores e revendedores oficiais, ou seja: produtos adquiridos no exterior ou importados por outros métodos só será prestado o serviço de garantia no país de origem da mercadoria. Para iniciar o processo de RMA é preciso fornecer a nota fiscal do produto adquirido, e o período ofertado pode variar, então é importante verificar essa informação com o revendedor.

É importante também ficar de olho pois o produto passará por uma avaliação por parte da Asus, sendo que a garantia não se aplicará a diversos cenários como mal-uso, danos físicos, defeitos não relacionados a fabricação, alteração do número de série, entre outros. Dá para ver a lista completa dos casos em que a garantia não é oferecida através desse link para placas de vídeo e desse aqui para placas-mãe.

De acordo com a atual legislação, descrita no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, há um limite de 30 dias para encontrar uma solução para problemas com o produto, sendo que passado esse período o consumidor poderá exigir substituição por um produto semelhante, reembolso com correções ou abatimento proporcional ao dano no preço.

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  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

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