Intel, Microsoft e Google descobrem 4ª variante de falhas Meltdown e Spectre

As companhias Intel, Microsoft e Google descobriram uma 4ª versão das vulnerabilidades Meltdown e Spectre chamada de Speculative Store Bypass Variant 4 (SSB V4). Assim com as versões anteriores, essa falha permite explorar o recurso de execução especulativa para violar a privacidade do usuário.

A diferença desta vez é que a nova falha não é tão grave quanto as 3 anteriores, que já foram resolvidas através de atualizações oficiais. Segundo a Intel, a vulnerabilidade tem como alvos sistemas com CPUs que usam a execução especulativa antes de processar os endereços de todas as escritas de memória anteriores.

Isso pode permitir que uma pessoa mal intencionada utilize um canal paralelo para descobrir informações não autorizadas. Apesar disso, não há evidências de que hackers tenham se aproveitado da vulnerabilidade, e é necessário ter acesso físico ao computador.

Algumas das medidas de combate ao SSB V4 já foram tomadas por alguns fabricantes de computadores. Mesmo assim, a Intel ainda irá trabalhar em soluções específicas para esta vulnerabilidade. Assim como aconteceu anteriormente, elas terão impactos na performance da CPU.

Via: WCCF Tech Fonte: Intel
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.