Tecnologia da TSMC facilita a fabricação de placas de vídeo com duas GPUs

A fabricante Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) anunciou uma nova tecnologia que pode facilitar a produção de placas de vídeo mais potentes. A companhia apresentou o método de produção Wafer-on-Wafer (WoW), que permite colocar dois chips gráficos juntos em um mesmo produto.

A tecnologia segue o mesmo princípio visto nas memórias NAND: o hardware é empilhado de forma vertical. Com isso, é possível economizar espaço horizontalmente ao utilizar duas GPUs em um mesmo produto.

Atualmente, NVIDIA e AMD produzem GPUs com apenas um wafer de silício, a base para construção de chips. Com a descoberta da TSMC, porém, as empresas poderão dobrar o número de GPUs na placa de vídeo, além de tornar a conexão entre eles mais rápida.

Segundo o Digital Trends, a tecnologia até permitirá que PCs reconheçam os produtos feitos no novo formato como apenas um chip gráfico, ao invés de um sistema com dual-GPU.

A TSMC consegue conectar dois wafers em um pacote cúbico utilizando um interpositor, que utiliza eletricidade para unir os componentes. Tecnicamente falando, o método permitiria que até mais de duas GPUs fossem empilhadas.

- Continua após a publicidade -

O principal problema na tecnologia de empilhamento vertical da TSMC pode estar no custo de fabricação. Como explicamos no vídeo acima utilizando panquecas, os wafers que dão origem aos chips não são idênticos e trazem imperfeições. Caso um dos dois chips conectados não seja bom, ambos tem que ser descartados.

A tecnologia da TSMC foi apresentada recentemente durante um evento em Santa Clara, na Califórnia. Ainda não existe uma previsão para vermos produtos com empilhamento vertical, mas levando em conta os benefícios do processo, possivelmente teremos mais placas de vídeo com duas GPUs em breve.

Via: PCGamesN, Digital Trends
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.