Microsoft acaba com mod de Halo Online, mas reconhece demanda por game no PC

A Microsoft anunciou que tomou ações para impedir a operação do mod ElDewrito para o game Halo Online nos computadores. A modificação foi feita pela comunidade depois que a Microsoft cancelou o game, que chegou a entrar em testes de beta fechado.

O título seria um multiplayer game free-to-play desenvolvido pela 343 Industries e pela Saber Interactive para computadores, feito com base no motor gráfico de Halo 3.

A modificação da equipe ElDewrito reativou o jogo e permitiu que ele fosse jogado em servidores hospedados pelos próprios jogadores. Além disso, eles também estavam trabalhando em restaurar recursos que haviam sido removidos e arrumar bugs e glitches.

O mod se tornou bastante popular depois do recente lançamento da versão 0.6, o que levou a Microsoft a tomar uma atitude. Segundo a companhia, eles são obrigados por lei a proteger suas propriedades intelectuais, o que forçou eles a procurarem a equipe responsável pela customização.

"Como a Microsoft precisa proteger sua IP, nós contatamos os membros da equipe ElDewrito para ter uma conversa aberta sobre o projeto e sobre a situação admitidamente difícil na qual nos encontramos. A ElDewrito está compreensivelmente chateada com essa saída visto o tempo que eles investiram no projeto, mas eles entendem as implicações legais e a necessidade de fazer uma pausa neste trabalho".
- Comunicado oficial da Microsoft

- Continua após a publicidade -

A equipe responsável pela modificação confirmou a informação, e disseram que a Microsoft não tomou nenhuma ação judicial até o momento. Ao invés disso, eles tiveram uma breve conversa onde sugeriram que atitudes os modders poderiam tomar.

"Para ser completamente sinceros, nós não sabemos a resposta para esta pergunta ainda [sobre o futuro do mod]. Nossa conversa com a 343 foi muito breve. Como o ElDewrito por si próprio é simplesmente um mod de código aberto e não um ativo da Microsoft, o mod em si não sairá do ar. Apesar disso, parece que qualquer ativo da Microsoft necessário para jogar o game provavelmente será derrubado pela empresa. Tudo que sabemos é que foi dito que é necessário para o desenvolvimento temporariamente até mais informações ficarem disponíveis, e precisamos honrar este pedido. Durante este tempo, por favor não faça ameaças ou assedie a 343 Industries".
- Equipe do mod ElDewrito

A Microsoft ainda reconheceu a demanda por um game da série Halo no PC. Eles falaram que estão empolgados com a perspectiva da experiência clássica de Halo sendo disponibilizada na plataforma no futuro. Além disso, a companhia disse que está aberta a fazer uma parceria com a equipe do ElDewrito e com a comunidade de modders para entender as experiências que os fãs buscam.

Via: WCCF Tech, Microsoft Fonte: Equipe El Dewrito
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.