De forma indireta, AMD se pronuncia sobre o GPP e a mudança das marcas de placas de vídeo

Hoje a Asus fez o anúncio oficial da linha Arez, nova marca que a empresa irá dedicar aos produtos baseados nos chips gráficos da AMD, sendo esse o movimento mais claro no sentido de se adequar ao GeForce Partner Program (GPP) até o momento. Com a situação se consolidando, e marcas começando a parando de usar os mesmo nomes comerciais da linha GeForce em placas Radeon, a AMD publicou um comunicado que, ainda que de forma indireta, aborda o tema.

Novo programa de parceria da Nvidia é acusado de práticas que ferem escolha dos consumidores

Sem se referir diretamente a nenhuma marca ou mesmo ao GPP, a AMD afirmou que está "se empenhando em reacender a liberdade de escolha quando os jogadores optam por uma placa gráfica AMD Radeon RX. Essas marcas compartilharão os mesmos valores de abertura, inovação e inclusão que a maioria dos jogadores levam a sério e compartilharão os quatro valores centrais da AMD Radeon".

Na sequência, a empresa destacou os quatro valores: 1) dedicação a abertura para inovação, 2) comprometimento a verdadeira transparência através de padrões da indústria, 3) verdadeiras parcerias com real consistência e 4) expandir o ecossistema gamer. Nesse texto todo, há apenas uma referência (ainda indireta) ao GPP, quando descreve que as verdadeiras parcerias não incluem ligações "anti-gamer/anti-competitivas".

Você ver que uma marca se adequou ao GPP da Nvidia vai impactar na hora de comprar hardware dela?

Não, não vi problema no GPP
58.78%
Sim, será um aspecto negativo quando estiver decidindo
16.93%
Não, acho ruim mas não vai mudar minha escolha
15.94%
Sim, não comprarei mais produtos dessa marca
8.35%

Total de 2717 votos

- Continua após a publicidade -

O lançamento da linha Arez é mais um dos movimentos feitos pela fabricantes demonstrando uma adaptação ao GPP. O programa um tanto obscuro da Nvidia com fabricantes impõe limitações como não usar a mesma marca pra produtos GeForce em modelos de concorrentes. Assim a Asus, por exemplo, não poderia mais usar marcas consolidadas, como a Republic of Gamers (ROG), em produtos com chips AMD Radeon. Assim marcas como a Arez serviriam exatamente para serem utilizadas nesses produtos Radeon, sem entrar em conflito com o programa da Nvidia.

Uma das principais críticas ao GPP é a Nvidia o define "um programa transparente" que ajuda os gamers a definirem qual o melhor produto através de estratégias informativas, porém na prática tem sido bastante obscuro descobrir detalhes sobre ele. Fontes que não quiseram se identificar também afirmaram ao HardOCP que há a preocupação de ficar de fora do programa, já que perderia acesso antecipado a tecnologias da empresa além de verbas de publicidade e até bundles com games, uma estratégia de marketing bastante usada pela Nvidia recentemente.

[+update]: Abaixo temos o comunicado enviado, na íntegra:

Hoje, a ASUS anunciou suas placas gráficas AMD Radeon RX da marca AREZ e, nas próximas semanas, você poderá ver mais parceiros de placas adicionais lançando novas marcas com o nome AMD Radeon.

A AMD está prometendo reacender a liberdade de escolha quando os jogadores escolherem uma placa gráfica AMD Radeon RX. Essas marcas compartilharão os mesmos valores de abertura, inovação e inclusão que a maioria dos jogadores levam a sério e compartilharão os quatro valores centrais da AMD Radeon:

- Continua após a publicidade -

Uma dedicação aberta à inovação - A AMD trabalha incansavelmente para promover os jogos de PC através de uma estreita colaboração com os órgãos de padrões de hardware, API e desenvolvedores de jogos, disponibilizando suas tecnologias para todos ajudando ainda mais a indústria. Através da nossa colaboração com a JEDEC em padrões de memória como HBM e HBM2, Microsoft em DirectX e Khronos com Vulkan, e através da iniciativa GPUOpen onde fornecemos acesso a uma coleção abrangente de efeitos visuais, ferramentas de produtividade e outros conteúdos sem custo, nós estamos permitindo que a indústria beneficie os jogadores.

Um compromisso com a verdadeira transparência através dos padrões da indústria - Por meio de padrões da indústria como o FreeSync, a AMD fornece ao ecossistema de PCs tecnologias que melhoram significativamente as experiências dos jogadores, permitindo que os parceiros os adotem sem custo para os consumidores, em vez de penalizar os jogadores com “taxas” de tecnologia proprietária e limitando sua escolha em displays.

Parcerias reais com consistência real - A AMD trabalha em estreita colaboração com os parceiros da AIB, para que nossos clientes recebam os melhores produtos e tecnologias de jogos de alta qualidade e alto desempenho disponibilizados pela AMD. Nada anti-jogador/anti-competitiva.

Expandindo o ecossistema de jogos para PC - Criamos tecnologias de desenvolvimento de jogos livres e abertas que permitem a próxima geração de experiências imersivas em jogos nos ecossistemas de PC e console. Esses esforços resultaram em avanços como adoção do FreeSync em TVs para XBOX One S ou X, integração de recursos e tecnologias Vega voltadas para o futuro no Far Cry 5 sem penalizar a concorrência e inclusão de inovações de código aberto na API do Vulkan, o qual os desenvolvedores podem adotar livremente.

Por meio dos parceiros da AMD que levam adiante a marca AMD Radeon RX, a empresa continua a impulsionar o setor de forma aberta, transparente e sem restrições, para que os jogadores tenham acesso às melhores tecnologias, APIs e experiências imersivas.

Via: Guru3D
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.