AMD deve lançar chipset Z490, com suporte para mais camadas PCIe [Rumor]

De acordo com informações compartilhadas pelo site TechPowerUp, a AMD está preparando mais um novo chipset além do X470, que será lançado no dia 19 de abril. Segundo uma tabela vazada pelo Videocardz, o suposto Z490 será o novo topo de linha da AMD, trazendo como diferencial mais canais PCIe.

Segundo as informações listadas na tabela, o novo chipset traz as mesmas especificações do modelo X470, porém, com 12 canais PCIe, sendo que quatro delas são de terceira geração, o que também garante mais velocidade. Com isso, as placas-mãe poderão ser equipadas com mais recursos, incluindo slots M.2 adicionais e controladores externos, por exemplo.

A AMD ainda não comentou oficialmente sobre o vazamento ou deu pistas sobre o Z490. O slide que revelou o chipset foi retirado de uma apresentação de placas-mãe da Gigabyte Aorus. Ou seja, quem sabe a companhia seja uma das primeiras a apresentar produtos com a nova tecnologia.

Caso esse rumor se confirme, a AMD novamente vai gerar um problema para a Intel, e também para o mercado, já que até então a sigla "Z" era utilizada apenas pela Intel. Isso aconteceu com o lançamento dos chipsets B350 da AMD, naturalmente nome que a Intel adotaria na atualização do B250, o que forçou a empresa a usar o B360. Está virando uma baita sopa de letrinhas e é importante usuários e vendedores de sistema ficarem atentos nas compras/vendas dos componentes.

A próxima geração de processadores da AMD, os Ryzen 2000, começam a chegar ao mercado em 19 de abril, junto com as placas-mãe da família 400, que serão compatíveis com a geração de CPUs anterior. Possivelmente teremos mais novidades sobre os produtos da empresa durante a data. 

Via: Videocardz, TechPowerUp
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.