Microsoft anuncia DXR, a integração de ray tracing diretamente no DirectX 12

A Microsoft está fazendo o anúncio da sua nova tecnologia DirectX Raytracing, apelidada carinhosamente de DXR. Como sugerido pelo nome, a novidade vai trazer a renderização por traçado de raios para a api DirectX 12, fazendo um update via software e não tornando necessário o uso de novo hardware para o desenvolvimento ou usabilidade de software desenvolvido com a novidade.

A empresa explica que as formas tradicionais de renderização ainda continuarão a ser usadas por um bom tempo, mas que a implementação do traçado de raios no DirectX 12 vai tornar mais próximas as novas técnicas que serão usadas nos efeitos 3D do futuro.

"Permitindo a travessia de uma representação completamente 3D do mundo do game, o DirectX Raytracing permite que técnicas atuais de renderização como o SSR preencham natural e eficientemente as lacunas deixadas pela rasterização, e abre uma porta para uma classe completamente nova de técnicas que nunca antes foram alcançadas num jogo em tempo real."

"Permitindo a travessia de uma representação completamente 3D do mundo do game, o DirectX Raytracing permite que técnicas atuais de renderização como o SSR preencham natural e eficientemente as lacunas deixadas pela rasterização, e abre uma porta para uma classe completamente nova de técnicas que nunca antes foram alcançadas num jogo em tempo real."

A implementação do DXR é um tanto técnica, mas o resultado final é a promessa de uma maior qualidade e fidelidade gráfica em games, por exemplo. A Microsoft afirma que o DXR no começo será usado como um apoio em técnicas atuais de renderização para reflexões de superfície, por exemplo, e para ajudar a preencher dados de objetos ocultos ou fora da tela. A expectativa da empresa é que o uso do ray tracing através do DirectX 12 seja cada vez mais difundido ao longo dos anos, resultando em técnicas que no momento não são possíveis por rasterização, como iluminação global real. O vídeo abaixo foi feita pela Microsoft em parceria com o pessoal da SEED na EA, para mostrar como o traçado de raios pode ser usado num ambiente virtual:

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O texto completo com mais detalhes sobre a tecnologia, que inclusive chama os gráficos 3D atuais de uma "mentira", pode ser lido em inglês neste link.

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Via: Guru3D Fonte: Microsoft
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

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