AMD Ryzen 3000 em 7nm pode alcançar até os 5GHz, estima executivo da Globalfoundries

A geração Zen 2 de arquitetura para os processadores que serão comercializados como Ryzen 3000 pela AMD provavelmente vai ser fabricada no processo de 7nm e isso pode significar clocks na faixa dos 5GHz. Pelo menos é isso que espera Gary Patton, CTO da Globalfoundries, fabricante de semicondutores e parceira da AMD na fabricação de alguns de seus produtos.

A AMD ainda não confirmou se vai trabalhar com a Globalfoundries para a fabricação dos chips na geração Ryzen 3000, mas Patton comentou sobre o assunto com o pessoal do AnandTech em entrevista. Segundo o executivo, o processo de 7nm vai trazer ganhos significativos para os processadores. Além de reduzir naturalmente pela metade a área necessária no chip em relação ao processo de 14nm, outras melhorias na eficiência da fabricação vão resultar, na verdade, numa redução de 2,7 vezes. Isso significa grande potencial para o aumento do número de transistores e entregar mais núcleos, ou maiores.

Sendo assim, clocks na média dos 5GHz são uma previsão realista para Patton, mas a teoria é diferente da prática e apenas quando começar a fabricação teremos mais informações de quais serão as frequência dos processadores Ryzen 3000 quando eles chegarem.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: AnandTech, Guru3D
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que foi pior? O Athlon 3000G com RTX 3080 ou o Ryzen 9 5900X com GeForce GT 1030?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.