Pesquisa aponta que armazenar dados em HD sai até 36% mais barato que serviços em nuvem

Apesar dos serviços em nuvem estarem cada vez mais populares e trazerem vantagens como acesso em qualquer lugar, o bom e velho HD ainda oferece melhor preço na hora de guardar arquivos. Segundo um levantamento feito pela Cuponation, 1TB de armazenamento em nuvem chega a ser 36% mais caro que uma solução física com a mesma capacidade.

Em um infográfico mostrando os preços das seis principais empresas que disponibilizam serviços em nuvem, a pesquisa mostra que 1TB em nuvem custa cerca de R$ 380 por ano, enquanto um HD com a mesma capacidade pode ser encontrado por preços na casa dos R$ 280.

O armazenamento em nuvem traz vantagens como acesso em qualquer plataforma, compartilhamento de arquivos e edição em tempo real. Porém, como o acesso ao armazenamento se dá por meio do pagamento de uma mensalidade ou anuidade, a solução pode ser extremamente cara para quem não utiliza todas as suas funções.

Por outro lado, o HD tradicional traz como principal limitação o foco em notebooks e computadores (algo que deve mudar com a adoção do USB Tipo-C), além da vida útil limitada. Pelo lado positivo, a solução física é mais segura contra ataques online e permite a utilização de arquivos offline, sem a necessidade de downloads. 

- Continua após a publicidade -

Confira todos os dados da pesquisa da Cuponation neste link.

Fonte: Cuponation
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.