Correios anunciam reajuste no preço das entregas e vendedores protestam

Os Correios anunciaram um reajuste de, em média, 8% no preço das entregas de encomendas, gerando protestos por parte dos vendedores de e-commerce do país, especialmente os de pequenas e médias lojas do Mercado Livre.

Site oficial: Correios

Segundo a empresa estatal, estes 8% representam o aumento do transporte de pacotes entre capitais, que é a grande maioria dos fretes realizados pelos Correios. Os novos valores passarão a valer a partir do dia 6 de março.

O anúncio gerou protestos por parte do site de comércio eletrônico Mercado Livre e de seus vendedores. De acordo com eles, o reajuste pode chegar a até 51%, dependendo da localidade.

Site oficial: #FreteAbusivoNão

Para combater as mudanças, os comerciantes criaram a campanha #FreteAbusivoNão. Eles trouxeram o exemplo de que o envio de um produto de São Paulo para Joinville-SC hoje custa R$ 40, mas após a mudança passará para R$ 57 (no caso um ajuste de 42%).

- Continua após a publicidade -

"Para o dia 6 de março, os Correios estão preparando uma entrega que ninguém quer receber: um aumento abusivo no frete que pode chegar a até 51% para compras e vendas realizadas pela internet, impactando um dos poucos setores que registram crescimento contínuo, ano após ano, no Brasil – o comércio eletrônico".
- Comunicado oficial do Mercado Livre

Outra polêmica gerada em torno do aumento é a comparação com a inflação do país que, segundo o IBGE, ficou em 2,95% para o ano de 2017. Até mesmo o reajuste de 8% parece exagerado, se considerarmos esta inflação total.

"Cabe ressaltar que o reajuste não é para o e-commerce, mas para os serviços de encomendas dos Correios, também utilizados pelo e-commerce. Trata-se de uma revisão anual, a exemplo do previsto em contrato. A definição dos preços é sempre baseada no aumento dos custos relacionados à prestação dos serviços, que considera gastos com transporte, pagamento de pessoal, aluguéis de imóveis, combustível, contratação de recursos para segurança, entre outros".
- Comunicado oficial dos Correios

A página oficial dos Correios no Facebook se pronunciou sobre a campanha, dizendo que o reajuste não chegará a 51% em nenhum caso. Apesar disso, eles não disseram de quanto será o maior aumento.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: O Globo, Canal Tech, Veja, Olhar Digital, Mundo Conectado
Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.