Especificação 1.0 da tecnologia Gen-Z é divulgada com pretensões de substituir PCIe

Um consórcio formado por grandes fabricantes de hardware como AMD, Huawei e Samsung divulgou especificação 1.0 da tecnologia Gen-Z Core. Ela foi publicada com a pretensão de substituir o protocolo PCI-Express, que hoje é um padrão utilizado para certas conexões em computadores desktop e notebooks.

Site oficial: Consórcio Gen-Z

Assim como o PCIe, o Gen-Z é um interconector que fica entre determinadas peças do seu computador e a unidade central de processamento, a CPU. Ele pode ser usado, portanto, para conectar hardware como placas de vídeo ou SSDs ao PC.

O motivo da criação do novo padrão é que as empresas envolvidas consideram que a taxa de desenvolvimento do PCIe está lenta demais hoje. Além disso, o padrão PCI está limitado a conexões de ponto a ponto. Por causa disso, o Gen-Z está sendo pensado para ter menor latência e maior largura de banda.

Estas características devem significar que a nova tecnologia seria mais adequada para uso com software de inteligência artificial, big data e outras aplicações de computação de alto desempenho. A Gen-Z ainda deve permitir que todos os aparelhos que utilizem o protocolo tenham o mesmo tipo de conector.

- Continua após a publicidade -

Segundo o consórcio, o novo padrão vai permitir que os produtos compatíveis, incluindo software e hardware, sejam mais simples, mais baratos e com maior desempenho. O protocolo é aberto e não há cobrança de royalties. Com a divulgação da especificação 1.0, a indústria já pode começar a desenvolver produtos com Gen-Z.

Para conferir a lista completa de empresas que fazem parte do consórcio, acesse o site oficial do Gen-Z.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Myce, Guru3D Fonte: GenZ
Tags
amd
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.