Com cinco camadas de DRM, Plataforma Universal do Windows é crackeada pela primeira vez

O grupo de crackers Codex conseguiu quebrar a segurança da Plataforma Universal Windows pela primeira vez e lançar uma versão pirata de um game da loja da Microsoft. Diferente de tecnologias como o Denuvo, que já foi crackeado no dia do lançamento de alguns games, a UWP mantém jogos longe da pirataria há anos graças as diversas camadas de proteção colocadas pela Microsoft.

O primeiro jogo da UWP a ser crackeado foi Zoo Tycoon Ultimate Animal Collection, que foi lançado em outubro de 2017 e contém nada menos que cinco camadas de DRM. Segundo o DSOGaming, o jogo era protegido pela UWP e mais quatro tecnologias anti-pirataria, MSStore, EAppX, XBLive e Arxan.

Até o momento não existem muitas informações sobre o impacto de tantas camadas de DRM na performance do game ou se a Microsoft está usando as mesmas proteções em todos os jogos da Plataforma Universal Windows. Possivelmente a companhia e as desenvolvedoras equipam os jogos com mais proteções dependendo de sua importância.

Levando em conta que a plataforma foi violada, podemos esperar atualizações de segurança na loja do Windows 10 para evitar versões piratas de outros games. A UWP tem como principal destaque os jogos vindos do Xbox One graças ao Play Anywhere, o que inclui títulos como Forza Horizon 3, Forza Motorsport 7 e Cuphead.

Via: DSOGaming
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.